30.03.2022 às 11:05h - atualizado em 30.03.2022 às 14:02h - Saúde

SMOeste já registra 82 casos confirmados de dengue em 2022

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

SMOeste já registra 82 casos confirmados de dengue em 2022

O município de São Miguel do Oeste chegou nesta quarta-feira, 30, à marca de 82 casos confirmados de dengue apenas neste ano. Desse total, 80 são apenas deste mês de março.

Conforme a secretaria de Saúde, o número é expressivo e deve subir ainda mais, tendo em vista que 219 pacientes realizaram o exame e estão aguardando resultado.

O enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza, explicou que as amostras são enviadas ao Laboratório Central e estão levando em média sete dias para serem analisadas, dependendo da demanda.

De acordo com o agente de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Renério Dill, o número de focos do mosquito Aedes aegypti identificados em São Miguel do Oeste neste ano está em 340.

A Secretaria alerta a população sobre a iminência de uma nova epidemia de dengue no município, visto que atualmente são 205 casos para 100 mil habitantes e para ser considerada uma epidemia, o valor de referência é de 300 casos para 100 mil habitantes.

A Vigilância Epidemiológica chama atenção para a necessidade da população reforçar os cuidados, usando repelentes e eliminando recipientes que contenham água parada, e que possam se transformar em criadouros do mosquito.

O setor de combate a endemias também reforça que está com um número de WhatsApp à disposição da população onde os moradores podem denunciar possíveis criadouros e o depósito de lixo em locais inadequados. O número é o (49) 9 9185-5863.

Já os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dor nas articulações, manchas na pele e cansaço.

Devido ao aumento significativo dos casos, o município vai começar a divulgar semanalmente os números de novos casos. A divulgação será sempre às quartas-feiras.

Os bairros com mais casos confirmados são o Centro, com 31 infectados, e o Salete, com 16. Os demais possuem entre um e cinco casos da doença.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.