30.03.2022 às 09:45h - atualizado em 30.03.2022 às 09:52h - Justiça
Os eleitores que precisam fazer qualquer alteração no título de eleitor devem ficar atentos ao prazo final para os procedimentos. A informação é da chefe da 45ª Zona Eleitoral com sede em São Miguel do Oeste, Deana Fanton. Ela participou do RPN 1ª Edição do último sábado, 26, e frisou que o prazo final para o cadastro eleitoral é no dia quatro de maio. Quem não fizer as regularizações necessárias até essa data não poderá votar nas eleições deste ano.
Segundo Deana, podem ser solicitados nesse período o primeiro título de eleitor no caso de jovens, além da revisão de dados e também a troca de domicílio eleitoral.
Ela afirmou que os eleitores estão sendo atendidos tanto via internet, quanto presencialmente. As pessoas podem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral, através do endereço eletrônico www.tre-sc.jus.br no ícone “Atendimento Virtual ao Eleitor”. Outra opção é por meio do atendimento presencial, porém, para isso, é necessário o agendamento também via internet pelo mesmo site do TRE de Santa Catarina.
Deana Fanton destacou ainda que o título não é mais impresso no formato verde, mas sim, em folha de ofício branca normal, por isso, o requerimento pode ser feito tranquilamente via internet e impresso em casa.
A profissional orientou que os jovens que completarem 16 anos até o dia dois de outubro deste ano também podem solicitar o título de eleitor até o dia quatro de maio. O índice de eleitores na faixa etária até 18 anos é expressiva na região, sendo que diariamente o cartório recebe pedidos de novos títulos nesses casos. Para Deana Fanton, isso é fruto das campanhas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e principalmente por ser ano eleitoral, onde serão escolhidos os novos governantes dos estados, deputados, senadores e também o novo presidente da república.
Ela alertou que os eleitores de seis cidades da região que não realizaram a revisão eleitoral obrigatória em 2019 não poderão votar nas eleições deste ano. Ela lembrou que naquele ano foi realizado o procedimento e também a coleta biométrica nos municípios de Bandeirante, Santa Helena, Belmonte, Barra Bonita, Guaraciaba e Paraíso. Nesses casos, quem não compareceu no prazo e nem procurou o cartório para regularizar a situação está com o título suspenso até a normalização.
Deana Fanton orientou que em casos de dúvidas, os eleitores devem ligar para o cartório eleitoral. Os números para contato são o 3621-0886 para ligações e WhatsApp e o 3621-1016 apenas para ligações. O horário de expediente interno é entre 12h e 19h de segunda a sexta-feira no segundo andar do prédio da Rede Peperi de Comunicação em São Miguel do Oeste.
Comentar pelo Facebook