30.03.2022 às 14:22h - Geral

Em epidemia, São José do Cedro registra quase 200 casos confirmados de Dengue

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Em epidemia, São José do Cedro registra quase 200 casos confirmados de Dengue
Agência Brasil

O município de São José do Cedro, que vive uma epidemia de dengue, registra 196 casos positivos, 217 suspeitos e 42 casos negativos. Os dados são do informativo divulgado pela secretaria de Saúde.

Para o agente de Endemias Valmir Ziglioli, o número de casos confirmados da Dengue em São José do Cedro pode passar de 300 nas próximas semanas. Para ele, isso é resultado do desinteresse de parte dos moradores em cuidar do seu lote, fazer a limpeza e eliminar todos os itens que acumulam água. A população é ciente das ações e todos os moradores sabem do que é necessário ser feito, principalmente durante períodos similares ao que estamos vivendo. O agente salientou que o ovo depositado pela fêmea dura até 450 dias mesmo sem chuva, sendo preciso apenas umidade para desovar. Por isso, as ações de combate à dengue são constantes. Nesta terça-feira, 29, foi realizado um fumacê que durou cerca de quatros horas pela cidade de São José do Cedro. Neste ano, o município tem a maior presença de mosquitos já contaminados, o que pode explicar o alto número de casos confirmados.

Ziglioli lembrou das orientações já repassadas para os moradores e solicitou a limpeza dos terrenos e quintais para eliminar itens que acumulam água, entre elas os pneus. O agente disse que os pneus são um dos locais que mais é encontrado larvas em São José do Cedro.

Ele também relatou sobre a possibilidade de multar os moradores por descuido. Sendo que já foi aprovado na Câmara um projeto de lei que prevê multa aos proprietários de terrenos com entulhos que possam provocar a criação de animais peçonhentos e o mosquito da dengue.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.