30.03.2021 às 14:44h - atualizado em 30.03.2021 às 22:01h - Trânsito

Vereadores solicitam implantação de redutores de velocidade e Conselho de Trânsito se manifesta

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Vereadores solicitam implantação de redutores de velocidade e Conselho de Trânsito se manifesta

Na sessão da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (29), o vereador Fernando Will (PP) apresentou uma indicação para ser encaminhada para o Conselho Municipal de Trânsito e ao Executivo para avaliação da implantação de um redutor de velocidade.

A indicação do vereador solicita que uma lombada seja implantada no final da Rua Fiorelo Anzolin, após o entroncamento com a Rua General Góes Monteiro, em São José do Cedro, com objetivo de garantir a segurança dos pedestres. O vereador disse ainda que o pedido é por haver alguns motoristas que transitam acima da velocidade permitida, não respeitando a sinalização já existente no local.

A vereadora Marcia Demossi (PP) manifestou apoio ao pedido do seu colega de bancada e disse que nunca houve uma resposta por parte do Conselho Municipal de Trânsito de São José do Cedro. Segundo ela, desde o ano passado, diversos pedidos foram feitos para instalação de redutores de velocidade e encaminhados para o Conselho, mas nenhum foi atendido pelos profissionais. Ela salientou que não sabe o porquê o Conselho não realizou a instalação. Marcia disse ainda que deve haver diálogo dos integrantes do Conselho com a Câmara de Vereadores.

Presidente do Conselho de Trânsito em São José do Cedro se manifestou sobre a declaração da vereadora Márcia Demossi, e do pedido do vereador Fernando Will. O presidente do Comtran, Edemilson Dalmagro, disse que ficou surpreso com o questionamento sobre a implantação de redutores de velocidade. O presidente comentou que a administração assumiu a prefeitura neste ano, sendo realizada apenas uma reunião com o Conselho para tomar conhecimento dos trabalhos da antiga administração.

Ele citou que foi informado na reunião em fevereiro, que muitas vezes o Conselho não era nem ouvido e que as decisões eram tomadas apenas pelo antigo presidente do Comtran. Dalmagro destacou que, a administração atual pode responder por ações realizadas a partir da definição do novo conselho e não das decisões realizadas pelo antigo Conselho.

Ele disse ainda que não pode haver escolha isoladas e cada cidadão pedir instalação de uma lombada em frente à sua residência. O presidente destacou que alguns redutores de velocidade não podem ser implantados em certas vias. O motivo se deve por serem consideradas rotas essenciais para o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Edemilson comentou que todos os pedidos encaminhados por qualquer vereador, será avaliada e manifestada a possibilidade ou não de instalação de lombadas ou qualquer outro pedido. O Dalmagro destacou que não há nenhuma pendência de pedidos do ano passado para serem avaliados. Segundo ele, cada lombada padrão tem um custo de aproximadamente R$ 9 mil. Uma faixa elevada custa cerca de R$ 14 mil.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.