30.01.2026 às 09:37h - atualizado em 30.01.2026 às 09:53h - São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste inicia, na próxima segunda-feira, 2, a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos incompletos. A medida segue o plano do Ministério da Saúde, que passou a ofertar a vacina Qdenga pelo SUS.
No município, o público-alvo da campanha é de 2.429 pessoas, mas neste primeiro momento, apenas 405 doses foram enviadas. A vacinação será feita na sala de vacinas do posto central de saúde, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
A vacina Qdenga, do laboratório Takeda, é tetravalente ou seja, protege contra os quatro tipos de vírus da dengue. Serão aplicadas duas doses, com intervalo de três meses.
Em 2025, o município registrou 618 casos de dengue, conforme o sistema Sinan Online e o último relatório da Vigilância Epidemiológica. A Secretaria de Saúde ressalta que a vacina é um reforço essencial, mas não substitui os cuidados diários. É necessário continuar com a eliminação de criadouros do mosquito, como água acumulada em vasos, pneus e calhas.
O município também mantém o trabalho de vigilância ativa, monitoramento de focos, atendimento rápido a casos suspeitos e parcerias com outras áreas da administração pública.
Comentar pelo Facebook