30.01.2026 às 17:07h - Saúde

Equipe da saúde define estratégias para reduzir fila na psicologia em Itapiranga

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Equipe da saúde define estratégias para reduzir fila na psicologia em Itapiranga
Foto: Arquivo Rede Peperi

O Centro de Especialidades de Itapiranga dedica atenção especial para área da psicologia devido à grande demanda que existe. As equipes multiprofissionais, eMulti são compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias. O trabalho ocorre de maneira complementar e integrada às outras equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde.

Conforme a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Samira Bolsi, é preciso ter um novo olhar com práticas preventivas, educativas e de formação. Ela cita que a equipe ainda está em fase de planejamento para atividades em grupos e atendimento individualizado.

Samira Bolsi destaca que são 216 pessoas em fila de espera, pois o município possui apenas uma profissional com atendimento na saúde mental. De acordo com psicóloga, é preciso ter um cuidado especial com as pessoas que buscam atendimento. “O trabalho em grupo tem eficiência e surge como uma boa alternativa para reduzir a fila de espera” afirma.

De acordo com Samira, é preciso pensar a saúde como um todo atendendo situações que surgem na rotina de trabalho em diferentes setores. A psicóloga afirma também que o crescimento de paciente é constante nos últimos anos, uma realidade enfrentada pelos municípios vizinhos e de outras regiões.

Adultos com idade entre 20 a 60 anos são os mais frequentes na busca por atendimento de psicologia. Na sequência aparecem os adolescentes e jovens. De acordo com Samira Bolsi, os idosos apresentam menor percentual entre os pacientes.

A psicóloga avalia que mudanças de ciclos no início do ano geram situações de ansiedade e muitas vezes as pessoas buscam atendimento. Samira relata que está ocorrendo maior complexidade dos casos de saúde mental, sendo preciso estabelecer estratégias de enfrentamento para ter eficiência no tratamento.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.