30.01.2025 às 21:18h - Política

Acordo entre partidos garante presidência da Alesc a Júlio Garcia

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Acordo entre partidos garante presidência da Alesc a Júlio Garcia
Foto: Divulgação/ Alesc

A eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), marcada para este sábado, 1°, não deve trazer surpresas. Segundo o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), há um acordo entre os partidos para eleger Júlio Garcia (PSD) como presidente da Casa.

Em entrevista à rádio Peperi, Fabiano afirmou que não vê possibilidade de mudanças no cenário. Ele também mencionou que o governador Jorginho Mello (PL) tentou intervir no processo para garantir a presidência para seu partido, mas os demais partidos já haviam selado um entendimento em torno do nome de Júlio Garcia.

Além da presidência, os demais cargos da Mesa Diretora ainda estão sendo negociados. A composição inclui dois vice-presidentes e três secretários. De acordo com Fabiano da Luz, o PL e o MDB devem ocupar as vice-presidências, enquanto o PT ficará com uma das secretarias. O partido já decidiu que o deputado Padre Pedro Baldissera fará parte da nova Mesa Diretora.

Além disso, o PT também assumirá a presidência de duas comissões estratégicas da Casa: a Comissão de Educação e a Comissão de Saúde.

A nova configuração da Alesc promete uma postura mais crítica em relação ao governo de Jorginho Mello. Segundo Fabiano da Luz, a presidência de Júlio Garcia pode acirrar o embate entre oposição e a base governista, especialmente porque 2026 será ano eleitoral.

O parlamentar também afirmou que os deputados devem aumentar a fiscalização sobre o governo, citando como exemplo supostas compras feitas sem licitação. A expectativa é que a atuação parlamentar se torne mais rigorosa e combativa nos próximos meses.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.