30.01.2023 às 08:55h - atualizado em 30.01.2023 às 09:24h - Educação

Pesquisa busca compreender a transformação digital nas empresas catarinenses

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Pesquisa busca compreender a transformação digital nas empresas catarinenses
Nathalia Berger Werlang - Prof. UFSC | Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A transformação digital faz parte de uma parceria entre UFSC e UCEFF. A pesquisa financiada pela FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina busca apontar necessidades tecnológicas nos empreendimentos da região.

O trabalho na região está sendo coordenado pela ex-professora da UCEFF, atualmente professora da UFSC, Nathalia Berger Werlang. A professora destaca que atualmente muito se fala em transformação digital e acesso às informações, que impactam nos negócios e melhoram os resultados nas organizações.

Nathalia explica que essa pesquisa é uma demanda da FAPESC que lançou no ano passado um edital para entender como as empresas estão se preparando para as transformações digitais. O projeto da UFSC foi aprovado e a UCEFF de Itapiranga é parceira nas informações no Oeste de Santa Catarina para a coleta dos dados.

Conforme Nathalia, o tema é relevante e a pandemia acelerou essa tecnologia. Ela menciona a importância da internet 5G que vem impactando nos negócios em diferentes seguimentos e pode gerar benefícios aos empreendedores. O Big Data envolve o grande volume de dados e informações do meio digital e contribui para definir novas ações no mercado. A meta é identificar como é possível melhorar os resultados das empresas a partir de identificação de suas possibilidades com uso de novas ferramentas.

Nathalia Werlang reforça que o Big Data busca um diagnóstico sobre o uso da tecnologia para auxiliar as empresas de pequeno, médio e grande porte, além do setor público. A Professora da Universidade Federal de Santa Catarina destaca que as pessoas podem dar uma contribuição muito importante para o estudo e um diagnóstico completo. Os resultados obtidos irão contribuir para o diagnóstico do Big Data nas empresas e sinalizar ao governo oferecer cursos e capacitações a essas tecnologias.

Nathalia Werlang informa que a pesquisa será concluída em março. Os dados serão relevantes para os setores de indústria, comércio e prestação de serviços. A professora considera que a pesquisa será de grande importância para o turismo que busca formas de ampliar suas ações na região.


Link do questionário: https://form.typeform.com/to/ALu40jqm?typeform-sou...
Instagram: @bigdatanasempresas
Site: Big Data Value



Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.