30.01.2020 às 09:19h - atualizado em 30.01.2020 às 10:18h - Cultura
No dia 9 de fevereiro a comunidade Evangélica de Laju, Mondaí, celebra a festa do Kerb Fest.
A dona Olívia Lenz, com 88 anos, fabrica, há cerca de 15 anos, as três bonecas que simbolizam as soberanas da festa.
Ela explica que desde a primeira vez em que recebeu o convite para confeccionar as bonecas, passou a gostar da atividade.
Dona Olívia comprava toda matéria-prima e doava para a comunidade. Em função da idade, a idosa diz que não tem mais condições de fazer a confecção sozinha, atividade que passou a contar com a ajuda da filha e da neta.
Ela explica que para fazer as bonecas utiliza uma garrafa de vidro, tecido para o vestido, o preenchimento com algodão e materiais como renda, fita e faixas para os enfeites.
As bonecas têm uma aceitação tão boa, que segundo Olívia, já foram vendidas até para Mato Grosso e Alemanha.
Como forma de arrecadar recursos para a festa da comunidade evangélica, as bonecas são leiloadas e o lucro arrecadado é revertido para a igreja.
Para dona Olívia Lenz, a confecção das bonecas é uma realização pessoal, e algo que sempre gostou de fazer. Ela afirma que também atuou como voluntária em muitos outros setores do município.
Conforme o presidente da comunidade evangélica, Volnei Stutzbecher, as bonecas são a principal atração do Kerb Fest.
Ele cita que a próxima festa será no dia 9 de fevereiro, com programação que inicia às 9h com culto festivo, prosseguindo com a tradicional caminhada animada por música, jogos de futebol e almoço ao meio dia a base de churrasco.
O leilão das bonecas ocorre após o almoço, com matine a tarde e sorteio de uma rifa. O local da festa será o clube da comunidade de Laju.
Foto(s): Jornei de Souza
Comentar pelo Facebook