29.12.2023 às 14:26h - atualizado em 29.12.2023 às 19:48h - Geral

São Miguel abre 91 postos de trabalho com carteira assinada em novembro

Marcos Meller

Por: Marcos Meller São Miguel do Oeste - SC

São Miguel abre 91 postos de trabalho com carteira assinada em novembro

São Miguel do Oeste fechou o mês de novembro com a geração de 91 vagas de emprego com carteira assinada. De acordo com o cadastro geral de empregados e desempregados do Ministério do Trabalho, a cidade teve um total de 684 admissões contra 593 desligamentos no mês passado. O número é menor do que novembro de 2022 que teve um saldo positivo de 155 vagas. Em novembro deste ano, o comercio teve o melhor desempenho com 67 vagas de saldo. O setor de serviços contratou 20 pessoas a mais do que o total de demissões e o agropecuário abriu 27 vagas. A indústria teve saldo negativo e fechou 22 empregos. A construção civil teve uma demissão a mais do que o total de contratações.

No acumulado do ano, São Miguel do Oeste abriu 867 postos de trabalho. O destaque fica por conta da indústria, responsável por 467 novas vagas com carteira assinada entre janeiro e novembro. O setor de serviços aparece em segundo lugar com 270 contratações a mais do que o total de demissões. Já o comércio teve um saldo de 155 empregos abertos. A agropecuária teve 14 vagas de saldo positivo nos 11 primeiros meses do ano. O setor da construção civil foi o único com desempenho negativo com o fechamento de 47 postos de trabalho neste ano.

O diretor de Operações do Sesi-Senai, Ivanor Finatto, disse que o fechamento de postos de trabalho pela indústria em novembro se explica pela redução da atividade industrial no último bimestre do ano. Ele comentou que, além disso, ainda existem algumas incertezas em relação aos rumos da economia, o que leva os empresários a reduzirem os investimentos e as contratações.

Confira a entrevista com Ivanor Finatto do Sesi Senai

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.