29.12.2020 às 12:44h - atualizado em 29.12.2020 às 12:59h - Justiça

Trabalho judiciário registra avanços em 2020

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Trabalho judiciário registra avanços em 2020
Diana Isabel/Rádio Itapiranga

A Comarca de Itapiranga mantém produtividade mesmo com pandemia. Conforme o juiz, Rodrigo Pereira Antunes, o ano foi de intenso trabalho no Poder Judiciário na comarca de Itapiranga, que integra ainda, os municípios de São João do Oeste e Tunápolis, além de Iporã do Oeste no processo eleitoral.

Cita que neste ano, a comarca atingiu o percentual de 100% de processos digitais no sistema utilizado no Poder Judiciário de Santa Catarina. O juiz lembra que desde 2018 não existem processos físicos em andamento, sendo que a comarca 100% digital facilita o dia a dia do trabalho forense. De acordo com Rodrigo Pereira Antunes, a pandemia forçou a suspensão de atendimento presencial a partir de meados de março e causou dificuldades de manutenção das audiências. Este momento é fundamental para colher os depoimentos das testemunhas.

A pandemia mudou a rotina de trabalho no Fórum

As mudanças incluem uso de tecnologias. Conforme o juiz da Comarca de Itapiranga, foram canceladas mais de 700 audiências por consequência do isolamento provocado pela pandemia. Segundo Rodrigo Pereira Antunes, foram implantadas as audiências de conciliação, com uso de ferramentas tecnológicas disponibilizadas pelo Poder Judiciário de Santa Catarina. Foi necessário um período inicial de experiência, porém, com o bom andamento, terá repercussão e manutenção no futuro com novos sistemas de trabalho. Antunes avalia que são necessárias adaptações constantes para evitar discriminação com os mais vulneráveis, sem acesso pleno ainda à internet.

No comparativo com o ano de 2019, houve redução de 5,57% no acervo processual na comarca de Itapiranga. Em 2020 houve divulgação de 1.966 sentenças, 3.212 decisões e 9.133 despachos. Foram realizadas 600 audiências, com 116 acordos realizados. Houve também, realização de um júri, o primeiro transmitido ao vivo pelo canal do YouTube no Estado de Santa Catarina. O juiz Rodrigo Pereira Antunes, iniciou no dia 20 de dezembro, o recesso forense, que se estenderá até 6 de janeiro de 2021. Neste período os casos urgentes serão atendidos em regime de plantão 24 horas. No dia 7 de janeiro o expediente no Fórum se normaliza, com reinício das atividades, mantendo-se o atendimento restrito no Fórum, em razão da pandemia. A partir de fevereiro, reiniciarão as audiências de conciliação e instrução, por videoconferência.

Foto(s): Diana Isabel/Rádio Itapiranga

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.