29.10.2022 às 08:58h - atualizado em 29.10.2022 às 09:29h - Educação

Itapiranga terá matrículas online na rede municipal de ensino

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga terá matrículas online na rede municipal de ensino
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

A Secretaria da Educação de Itapiranga adotou o sistema online de matrículas durante a pandemia e acabou com as filas. A cada período de matrículas, os pais acampavam na frente dos educandários e passavam a noite na espera para garantir vaga aos filhos. Com o sistema online não existe mais este problema.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação, Michele Reis Welter, as matrículas online seguem um cronograma estabelecido para facilitar o acesso. Os pais devem fazer a pré-matrícula em link no site da prefeitura. Michele ressalta que as famílias possuem total tranquilidade para garantir vaga aos filhos em creches e escolas do ensino fundamental.

O primeiro período de matrículas será somente para as creches. Na próxima semana, de 31 de outubro a 04 de novembro estarão disponíveis vagas para todas as fases da creche. Michele Reis Welter informa que o link será liberado as 7h30min de segunda-feira, 31, e encerrado as 17 horas de sexta-feira, dia 04 de novembro.

A Coordenadora Pedagógica alerta para os pais realizarem apenas uma matrícula para evitar repetição do mesmo pedido por vaga e com isso gerar problemas no sistema. Ainda existe a opção de lista de aguardo de vaga. Para efetivar a inscrição é preciso enviar o formulário no final do procedimento. Para garantir a vaga ainda será preciso entregar os documentos na creche que foi solicitado a matrícula. Esta etapa será de 07 a 11 de novembro.

A segunda etapa de matrículas online será para alunos do maternal ao 9º ano. O link será disponibilizado na semana de 07 a 11 de novembro. A Coordenadora Pedagógica explica que Itapiranga possui mais de 2.000 alunos em 12 educandários na cidade e interior.

Michele Reis Welter reconhece que em algumas situações ocorre uma grande disputa por vaga. O método é por maior proximidade da residência em relação a escola. É exigido comprovante de residência e carteirinha de saúde para organizar o menor deslocamento possível. Ela menciona ainda outro grande desafio para a educação de Itapiranga em relação aos alunos venezuelanos. Neste ano já são 220 estrangeiros na rede municipal de ensino. O crescimento de alunos de fora do Brasil é constante e dificulta o planejamento por parte da equipe da Secretaria.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnQVe3tX...
Também é possível acessar pelo QR Code abaixo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.