29.10.2021 às 16:18h - Saúde

Médico alerta para riscos de doenças causadas por vírus

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Médico alerta para riscos de doenças causadas por vírus

Preocupação é com surtos da doença mão-pé-boca. Municípios da região registram problemas com este vírus e buscam formas de prevenção.

Tunápolis precisou suspender aulas em creche devido a um surto da doença. O médico e prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas, informa que o município não possui registro recente, mas admite que a doença é inevitável por se tratar de um vírus de fácil contágio e estar presente em municípios vizinhos.

Ele cita que a doença em si não é grave, mas pode gerar outros problemas que necessitam de muita atenção. Com a experiência que já possui na medicina, Ribas destaca que um dos sintomas é diarreia que pode se agravar em virtude da dificuldade que a criança possui em se alimentar, pois a doença também provoca dor na garganta.

Outra consequência são as infecções que podem se agravar devido as aftas e pequenas feridas que surgem, normalmente na palma das mãos, boca, nos pés e região genital. Alexandre Ribas considera que os profissionais da saúde e a população tiveram um grande aprendizado no combate a doenças provocadas por vírus, a partir da Covid-19.

As formas de prevenção foram intensamente reforçadas. O médico diz que é preciso ficar atento aos sintomas para evitar contágio em grande escala. A atenção é maior em creches e escolas infantis devido ao surgimento mais comum em crianças de até cinco anos de idade.

O prefeito projeta também ajustes para atendimento na saúde em 2022. Alexandre Ribas anuncia que serão feitas melhorias na infraestrutura para atendimento dos pacientes, sequência do atendimento humanizado procurando sempre aperfeiçoar este trabalho. Destaca ainda ajustes que serão feitos para a distribuição de medicamentos.

Ribas elogia o trabalho da equipe profissional da saúde que tem atua intensamente desde o surgimento da pandemia. O prefeito de Itapiranga lembra que a pandemia e vacinação exigiram muito tempo da equipe da saúde nos últimos dois anos. Alexandre Ribas destaca que a partir de 2022 serão focadas outras prioridades no setor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.