29.09.2025 às 08:27h - atualizado em 29.09.2025 às 08:50h - Geral

Morre bezerra com duas cabeças que nasceu em Belmonte

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Morre bezerra com duas cabeças que nasceu em Belmonte
Foto: Divulgação, Portal Peperi

A bezerra que nasceu com duas cabeças na cidade de Belmonte, não resistiu e morreu na noite de sexta-feira, 26, apenas um dia após o nascimento. A informação foi confirmada no sábado, 27, pelo professor e médico veterinário Jackson Preuss, da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina).

O caso raro chamou atenção de moradores da região. O animal nasceu na quinta-feira, 25, em uma propriedade rural, e apresentava uma condição congênita conhecida como diprosopia, ou "duas faces", como é popularmente chamada. Assim que percebeu a anomalia, o dono da propriedade acionou uma estudante de veterinária, que levou a bezerra até o centro de atendimento veterinário da Unoesc, em São Miguel do Oeste.

Segundo o professor Preuss, a diprosopia é causada por um erro no desenvolvimento embrionário. Nesses casos, o embrião sofre uma duplicação parcial durante as primeiras divisões celulares, o que pode resultar na formação de duas cabeças ou faces em um mesmo corpo.

“Por ser um caso raro, não é algo que tem sucesso naturalmente dentro das espécies. São extremamente raros os casos de animais que sobrevivem com essa condição”, explicou o professor.

A causa da má-formação pode estar relacionada a fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou até deficiências nutricionais, segundo especialistas. Casos parecidos já foram registrados em outros animais no estado nos últimos anos.


Matéria relacionada:

- Bezerra com duas cabeças nasce em propriedade rural de Belmonte;

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.