29.09.2021 às 09:53h - Geral
Geração de energia com dejetos de suínos sofre novo atraso. A inauguração da Central de Biogás em Itapiranga já foi adiada várias vezes e vai ficar para 2022.
A empresa responsável pela instalação dos equipamentos desistiu do projeto e causou novos transtornos.
A Eletrosul precisou encaminhar novos documentos para dar sequência aos trabalhos e manter a expectativa da geração de energia.
O projeto de Biogás em Itapiranga é base de pesquisa de várias universidades e empresas que desenvolvem projetos de energias alternativas. O Movimento dos Atingidos por Barragens mobiliza deputados e lideranças para agilizar o início da geração de energia.
Segundo o coordenador do MAB, Pedro Melchiors, é preciso buscar energias alternativas para não ficar reféns das variações hídricas. Ele lamenta os atrasos que ocorrem na central de Biogás na comunidade de Santa Fé Baixa em Itapiranga.
O projeto original teve investimento de 10 milhões de reais e o envolvimento de diversas entidades de vários estados brasileiros. Pedro Melchiors salienta que a geração e o consumo de energia elétrica estão em constante debate para atender a demanda, sem gerar grandes impactos ambientais.
O projeto de Biogás em Itapiranga já recebeu a visita de pesquisadores, inclusive dos Estados Unidos. O município se consolida como referência em projetos ousados na produção de energia elétrica a partir de dejetos suínos, porém sem a devida conclusão das instalações.
Pedro Melchiors avalia que o valor da energia elétrica causa grande preocupação. Lembra que a tarifa rural vai ter alteração nos próximos anos com a retirada do subsídio de 25%, criando ainda mais dificuldades na produção agrícola.
Foto(s): Arquivo Portal Peperi
Comentar pelo Facebook