Polícia

29.09.2020 às 09:29h - atualizado em 29.09.2020 às 18:36h - Polícia

Período da Piracema inicia na próxima quinta-feira na região Extremo Oeste

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Período da Piracema inicia na próxima quinta-feira na região Extremo Oeste
Arq. Portal Peperi

Vai iniciar nesta semana na região Extremo Oeste de Santa Catarina mais um período de Piracema. A informação é do comandante da Polícia Militar Ambiental da região, capitão, Everton Roncaglio. Ele participou do RPN segunda edição da última semana e trouxe detalhes e informações sobre essa nova temporada.

De acordo com ele, o período de Piracema vai ocorrer na bacia hidrográfica do Rio Uruguai. Essa bacia acaba abrangendo todos os rios da região e dessa forma, todos estarão sobre a normatização da Piracema no Extremo Oeste.

Roncaglio afirmou que o período de Piracema vai durar cerca de quatro meses na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Segundo ele, o período vai iniciar nesta quinta-feira, 01, e seguirá até o dia 31 de janeiro do ano que vem. Ele destacou que a partir dessa data as diversas normas acabam sendo mais restritivas para a prática da pesca.

Roncaglio citou como exemplo a utilização de redes de pesca, que fora da Piracema o pescador profissional e somente ele, pode fazer uso desse material e na Piracema, nem ele mesmo pode utilizar o acessório para praticar a pesca nos rios da região.

O capitão e comandante da Polícia Militar Ambiental no Extremo Oeste comentou que além da proibição do uso de redes, as embarcações motorizadas também não são permitidas no período de Piracema. Ele disse que outra limitação é quanto aos locais de pescas. Ele lembrou que fora da Piracema, é proibido pescar nas corredeiras e 200 metros acima e abaixo delas. Já na Piracema, a restrição é maior e essa metragem passa de 200 metros para 1.500 metros abaixo e acima das corredeiras. Roncaglio ressaltou que pesca com tarrafa, molinete e carretilha estão expressamente proibidas tanto para profissionais quanto para amadores.

Ele declarou que a Polícia Militar Ambiental está trabalhando neste momento no período preventivo e de orientação aos pescadores. Ele frisou que nos próximos meses o órgão vai seguir com os trabalhos normais, porém, afirmou que serão realizadas ações pontuais e gerais nos principais rios da região em dias e locais alternados.

Everton Roncaglio reforçou que os policiais estão atuando nesse momento na divulgação das normas e regras para que todos tenham conhecimento das restrições antes do início da Piracema na próxima quinta-feira, 01.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.