cresol mobile

29.09.2020 às 08:58h - atualizado em 29.09.2020 às 18:33h - Religião

Maioria das comunidades já retornaram celebrações religiosas na região

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Maioria das comunidades já retornaram celebrações religiosas na região
Arq. Portal Peperi

Continua depois da publicidade

A maioria das comunidades que fazem parte da área de abrangência da Paróquia São Miguel Arcanjo já retornaram as celebrações religiosas. A informação é do padre Clair Lovera.

De acordo com ele, a Matriz abrange ao menos 74 comunidades dos municípios de São Miguel do Oeste, Bandeirante, Barra Bonita, Paraíso e quatro comunidades de Descanso. Conforme ele, ao todo, são 108 núcleos na cidade de São Miguel do Oeste e 10 em Paraíso, além de cerca de 500 grupos de reflexão em toda a paróquia.

Clair afirmou que a primeira comunidade a retornar com as celebrações religiosas foi o centro de São Miguel do Oeste. Segundo ele, na Matriz as celebrações voltaram ainda no mês de julho e seguem acontecendo todos os finais de semana em dois horários, sendo no sábado às 17h30 e no domingo às 08h30, esse último com transmissão da Rádio Peperi FM, 99, 9 emissora afiliada e líder da Rede Peperi de Comunicação.

Ele destacou que as demais comunidades foram retornando gradativamente ao longo dos meses de agosto e setembro. Ele acredita que nos próximos meses deve haver a retomada em todas as 74 comunidades atendidas pela paróquia São Miguel Arcanjo.

O padre Clair Lovera comentou que desde o final de semana está permitindo a ocupação das igrejas em até 70% da sua capacidade e isso deve ajudar na presença dos fiéis no interior das mesmas. Ele lembrou que antes era permitido apenas 30% da capacidade total e agora a ocupação pode variar entre 50% e 70%. Ele salientou que pessoas do grupo de risco da Covid-19 não devem participar dos momentos de oração nas comunidades.

Clair ressaltou que todos os cuidados devem ser tomados nessa volta das celebrações, como por exemplo, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento de no mínimo 1,5 m entre cada pessoa.

Ele declarou que outra novidade é que a paróquia São Miguel Arcanjo autorizou a retomada dos cultos nas comunidades do interior. Ele pontuou que até poucos dias estava apenas permitido a celebração com a presença dos padres e a partir de agora os ministros que não fazem parte do grupo de risco também podem celebrar os cultos. Ele confirmou que a distribuição de eucaristia também está permitida nas comunidades.

O padre Clair Lovera comentou ainda que nas próximas duas semanas serão realizadas ao menos 26 celebrações, incluindo batizados e reuniões com o conselho de cada comunidade. Algumas também terão churrasco via delivery.

O roteiro completo de celebrações e cultos pode ser conferido na página do Facebook da Paróquia São Miguel Arcanjo e no informativo paroquial que vai ao ar todos os sábados próximo das 13h30 na Rádio Peperi FM, 99,9.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.