29.07.2025 às 16:14h - Geral
O município de Campo Erê passou a cobrar a taxa de recolhimento de entulhos, prevista no Código Tributário Municipal, mas que até então não vinha sendo aplicada.
De acordo com o secretário da Cidade, José Atílio, a cobrança já constava em lei, porém não era feita, o que gerava uma possível renúncia de receita por parte da administração.
Para facilitar o acesso da população ao serviço, a prefeitura enviou à Câmara uma lei complementar reduzindo o valor da taxa em cerca de 50%. Com a mudança, a cobrança ficou em torno de R$ 40,00 por carga.
“Normalmente, o recolhimento de entulho não chega a completar uma carga cheia. Por isso, buscamos uma solução acessível para a população”, explicou o secretário.
Para solicitar o recolhimento, o morador deve passar no setor de tributação da prefeitura, preencher um formulário e realizar o pagamento da taxa.
José Atílio também comentou que uma das maiores dificuldades da pasta é encontrar um local adequado para o depósito dos entulhos, que incluem galhos de árvores, móveis velhos, restos de construção e até pneus.
A Secretaria estuda a possibilidade de adquirir um triturador de galhos, o que permitiria transformar parte do material recolhido em adubo vegetal, dando uma destinação mais sustentável ao resíduo.
Comentar pelo Facebook