cresol mobile

29.07.2020 às 07:43h - Geral

Estado catarinense tem quase 190 pesquisas e projetos de combate ao Covid-19

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Estado catarinense tem quase 190 pesquisas e projetos de combate ao Covid-19
Foto: Cristiano Estrela / Secom

Continua depois da publicidade

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 28, um levantamento das ações de pesquisa e extensão realizadas por instituições de ensino catarinenses para combater à pandemia de Covid-19 e seus efeitos.

Estão em andamento agora ao menos 188 trabalhos. O número de projetos deve aumentar significativamente com o lançamento do Programa Universal de Pesquisa, que irá destinar R$ 4 milhões para todas as áreas do conhecimento.

Atualmente, são realizados 118 projetos de combate à Covid-19 na área da saúde, que abordam desde prevenção até tratamento da doença. Completam a lista ainda 37 ações na área de proteção social, 17 de proteção econômica e 16 na educação. Totalizando assim 98 pesquisas e 90 atividades de extensão.

Ao todo, foram cinco projetos aprovados no edital 06/2020 que destinou R$ 500 mil para pesquisas de combate à Covid-19 e o edital 05/2020 que contemplou com bolsas de pós-doutorado e mestrado as seis propostas de estudos que foram selecionadas pelo CNPq, além de pesquisas realizadas por universidade do Estado e outros órgãos estaduais.

O mapeamento realizado pela Fapesc apontou ainda a divisão de projetos de combate à Covid-19 por tipo de instituição de ensino. Há ao menos 102 em execução nas universidades e institutos de ensino públicos federais, 43 estaduais e 48 em universidades comunitárias. Também foi informado um projeto em uma instituição privada sem fins lucrativos.

Fonte: Sescom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.