29.05.2025 às 16:05h - Santa Catarina
Durante evento realizado na tarde desta quinta-feira, 29, no Porto de Itajaí, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou o papel estratégico de Santa Catarina no novo ciclo de investimentos da estatal. O Estado será responsável pela construção de 30% das 52 novas embarcações previstas no programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras.
Isso significa que, além dos 12 navios já anunciados pelo NSC Total no final de 2024, mais quatro embarcações serão construídas em estaleiros catarinenses, totalizando 16 navios a serem produzidos no Estado.
As aquisições representam um investimento de R$ 7 bilhões e marcam a retomada da indústria naval brasileira, que estava sem novos contratos desde 2016. No total, a Petrobras investirá mais de R$ 29 bilhões na construção de 52 embarcações em estaleiros espalhados por todo o país.
Em Santa Catarina, os trabalhos envolverão cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, com a produção concentrada nos estaleiros Navship, em Navegantes, e Starnav, em Itajaí. As primeiras entregas estão previstas para 2026.
Dos 16 navios a serem construídos no Estado, 12 são do tipo PSV (Platform Supply Vessel), conhecidos como “caminhões de carga do mar”, utilizados para transporte de suprimentos às plataformas. Os outros quatro são ORSVs (Oil Recovery Supply Vessels), embarcações voltadas à recuperação de óleo em caso de vazamentos.
Além dos contratos já firmados, novas licitações estão em andamento, e há expectativa de novas parcerias entre a Petrobras e o setor naval catarinense.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook