29.05.2024 às 08:48h - Santa Catarina

Santa Catarina celebra nove anos como Zona Livre da Peste Suína Clássica

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Santa Catarina celebra nove anos como Zona Livre da Peste Suína Clássica
Foto: Divulgação/ Ascom

Santa Catarina comemorou nesta terça-feira, 28, nove anos desde que foi certificada como Zona Livre da Peste Suína Clássica pela Organização Mundial de Saúde Animal. Este reconhecimento, obtido em 2015, se soma ao título de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, conquistado em 2007, destacando a excelência do estado em sanidade animal.

As certificações refletem um esforço conjunto entre o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), e do setor produtivo. Esta colaboração foi fundamental para erradicar doenças e assegurar a saúde pública e a prosperidade econômica da região.

Como maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, Santa Catarina tem acesso aos mercados mais exigentes globalmente. A Cidasc, responsável pela defesa agropecuária do estado, mantém programas rigorosos de sanidade animal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária para preservar o status sanitário diferenciado.

O trabalho coordenado entre a Cidasc e toda a cadeia produtiva tem transformado a vida dos agricultores, promovendo o desenvolvimento do agronegócio e impulsionando a competitividade dos produtos catarinenses. Um dos pilares desse sucesso é a fiscalização rigorosa de veículos e cargas nas divisas do estado e em barreiras móveis nas estradas. A Cidasc opera 56 postos de fiscalização fixos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, assegurando a sanidade agropecuária, um dos maiores patrimônios de Santa Catarina.

Celles Regina de Matos, presidente da Cidasc, destaca que além dos controles sanitários atuais, as ações inovadoras da equipe da Cidasc servem de modelo para outros estados. Iniciativas como a identificação e rastreabilidade bovina, a educação sanitária que alcança mais de 15 mil crianças no estado, e o pioneirismo em ser o primeiro estado livre de Febre Aftosa sem vacinação, são algumas das conquistas notáveis.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.