29.05.2021 às 08:23h - atualizado em 29.05.2021 às 08:34h - Coronavírus
Itapiranga tem registrado um acrescimento muito grande de casos de Covid. Nesta semana foram 113 pessoas contaminadas pelo Coronavírus.
O município esteve próximo de zerar os casos no início do mês e agora já contabiliza 157 pessoas com o vírus ativo. Nesta sexta-feira, 28, foram mais 24 casos positivos conforme dados do boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o fiscal sanitário, Alcenir Benachio, a flexibilização prejudicou muito o trabalho de fiscalização a possíveis irregularidades. Atualmente está praticamente tudo liberado e as pessoas ainda exageram nesta liberdade e cometem infrações.
O fiscal afirma que a flexibilização passou a impressão que a pandemia não era mais algo preocupante e a falta de cuidados resultou em aumento de casos. Benachio destaca que o trabalho de fiscalização ficou prejudicado, pois estabelecimentos, eventos e outras atividades são realizadas dentro de regras bem específicas e que muitas vezes confundem a interpretação.
De acordo com o fiscal, o trabalho de retina de fiscalização é feito em conjunto entre Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, para depois ser analisado pela Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Até o momento, foram 174 autuações que já resultaram em condenação em 130 casos, com montante de 105 mil reais em multas. Este valor contabiliza apenas os processos já julgados e aplicadas as penalidades. Diversos processos seguem em andamentos e que podem resultar em multas.
A fiscalização ainda persiste e pode gerar novas punições. Alcenir Benachio destaca que a única maneira de evitar multas é seguir as regras, que são simples, como usar máscara e evitar aglomerações. Ressalta ainda que o comportamento das pessoas pode diminuir ou aumentar o número de contaminação e agravar a pandemia, que volta a causar grande preocupação.
Comentar pelo Facebook