29.04.2025 às 16:40h - atualizado em 29.04.2025 às 22:48h - Geral
Em meio a um apagão que paralisou transportes, afetou hospitais e derrubou redes de internet e telefonia, o rádio voltou a ser a principal fonte de informação para milhares de pessoas na Espanha e em Portugal, nesta segunda-feira, 28. A falha elétrica também atingiu partes do sul da França e deixou os sistemas digitais fora do ar, evidenciando a importância do rádio em situações de crise.
De acordo com o jornal “El País”, em Madri e Barcelona, lojas ficaram sem rádios portáteis e pilhas em poucas horas.
O colunista Quino Petit, em artigo publicado no veículo de comunicação, destacou que o rádio voltou a ser essencial em situações de emergência — como já havia ocorrido durante os temporais que atingiram a Espanha em 2024.
Conforme divulgado, a Cadena SER e a Rádio Nacional da Espanha (RNE) continuaram no ar com ajuda de geradores. Elas transmitiram, em tempo real, atualizações sobre o apagão e os pedidos das autoridades para manter a calma.
Em Portugal, o cenário foi parecido. A Rádio e Televisão de Portugal (RTP) manteve as transmissões mesmo durante a pane elétrica, ajudando a orientar a população nas ruas, onde os semáforos apagados e a ausência de metrôs causaram confusão.
Na capital portuguesa, Lisboa, muitos serviços foram interrompidos, mas as rádios continuaram ativas. Ambulâncias e viaturas policiais circularam com dificuldade, enquanto parte da população se informava por transmissões em frequência modulada (FM).
A corrida por rádios portáteis foi imediata. Em Badalona, uma enfermeira que andava com um rádio foi cercada por pessoas em busca de notícias. Em Barcelona, consumidores formaram filas em lojas que ainda tinham lanternas e rádios à venda.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, chegou a se pronunciar pelo rádio no início da noite dessa segunda-feira (28), pedindo que a população acompanhasse apenas os canais oficiais e garantiu que os hospitais estavam operando com geradores.
Segundo a Red Eléctrica da Espanha, o blecaute começou por volta das 12h30 (hora local) e a empresa trabalha para reestabelecer os serviços.
A União Europeia acompanha o caso e informou que os protocolos de emergência foram ativados. A França também ofereceu ajuda técnica, aumentando sua capacidade de enviar energia para a Península Ibérica.
Comentar pelo Facebook