29.04.2025 às 15:24h - Educação
Municípios terão nova ferramenta para capacitações sobre o autismo. Objetivo é ampliar a capacitação de profissionais da educação e familiares de alunos. Desta forma também está no foco o combate ao bullying e uma escola com ambiente de inclusão.
Conforme o representante da ONAP Plataforma Digital, Gabriel Fabrin, o ambiente escolar está cada vez mais complexo gerando evasão, problemas de relacionamento com colegas e professores, além da dificuldade no atendimento aos autistas. Ele afirma que a plataforma utiliza três pilares que busca apresentar números e dados, informação e capacitação. Segundo Fabrin, existem as informações do IBG, porém elas são vagas.
Os municípios, estados e o país precisam de dados completos para elaboração de políticas públicas. Já a capacitação é essencial para as pessoas entenderem melhor o autismo. Neste caso é preciso ir além dos professores e preparar desde os motoristas de ônibus, zelador, merendeiras e serventes das escolas.
A capacitação de todos os profissionais do ambiente escolar, vai permitir os cuidados em muitos detalhes que fazem a diferença na rotina de uma criança com autismo. Conforme Gabriel Fabrin, é preciso ampliar o debate com todos os colegas, com uma escola inclusiva, para as famílias entenderem a necessidade de maior atenção com o autismo. A plataforma é disponibilizada em parceria com as prefeituras, que viabiliza acesso a comunidade escolar.
Comentar pelo Facebook