29.04.2025 às 11:22h - atualizado em 29.04.2025 às 11:34h - Geral

Entidades se reúnem e entregam Carta Ecológica a prefeita de Campo Erê

Caroline Souza

Por: Caroline Souza Campo Erê - SC

Entidades se reúnem e entregam Carta Ecológica a prefeita de Campo Erê

A prefeita de Campo Erê, Rozane Moreira, recebeu, nesta segunda-feira, 28, a Carta Ecológica. Esse é um documento que reúne diretrizes e propostas voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental. A entrega foi feita por representantes do Lions Clube, Leo Clube, Conselho de Turismo, Núcleo da Mulher Empresária e Associação Empresarial e o Grupo Franciscano.

De acordo com Juliane Beltrame, representante do Núcleo da Mulher Empresária e do Lions Clube, a iniciativa é um passo importante para o desenvolvimento sustentável da região. Ela explica que a carta surgiu a partir da atenção ao apelo feito pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si, que destaca o cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, reconhecendo o planeta como a “casa comum” da humanidade.

A proposta da Carta Ecológica também reforça o conceito de ecologia integral, que considera a relação entre meio ambiente, sociedade e espiritualidade. Conforme João Sartori, presidente do Lions Clube de Campo Erê, o documento representa um compromisso com o futuro e com a responsabilidade coletiva. Para ele, simboliza o envolvimento da comunidade em decisões que impactam toda a sociedade.

Segundo Cleonice Silvestre, representante do Grupo Franciscano, o conteúdo da carta foi construído coletivamente ao longo de vários dias, com a participação de pessoas e entidades locais que se dedicaram à elaboração do projeto com consciência ambiental.

Ângelo Cuellar, do Conselho de Turismo, destaca que ações sustentáveis também fortalecem o turismo local. Para ele, uma cidade limpa e comprometida com o meio ambiente melhora a qualidade de vida dos moradores e torna o município mais atrativo para visitantes.

Entre os principais pleitos apresentados na Carta Ecológica ao município, estão: a implantação da coleta seletiva de lixo, adequação dos lixeiros urbanos, educação ambiental nas escolas, conscientização da população sobre o uso correto dos lixeiros e o estudo de viabilidade para a compostagem doméstica.

Foto(s): Caroline Souza / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.