29.04.2023 às 11:39h - Bombeiros
O curso de bombeiro comunitário estava previsto para ocorrer neste mês de abril. O motivo do adiamento é a baixa procura por candidatos.
Conforme o Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga, Sargento André Rauber, nesta etapa do curso de bombeiro comunitário eram esperados pelo menos 20 integrantes, porém, houve apenas 10 inscrições. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapiranga avalia questões de logística e etapas a longo prazo que invalidam a realização do curso com poucos inscritos. A previsão da realização de um novo curso com maior número de interessados será no segundo semestre deste ano.
André Rauber chama a atenção da importância das etapas que são necessárias para a conclusão do curso. Cita que o processo inicia com curso básico de atendimento a emergências, atualmente realizado de forma online facilitando o acesso das pessoas. O curso possui carga horária de 40 horas e pode ser realizado de acordo com sua disponibilidade. Nesta etapa, o Comandante o do Corpo de Bombeiros avalia que é uma oportunidade para adquirir conhecimentos básicos como primeiros socorros e combate a incêndios. Rauber cita que em um mês é possível concluir esta etapa e estar habilitado para o treinamento básico de atendimento a emergências com duração de oito horas. De acordo com o Comandante, nesta fase é a oportunidade de colocar em prática a teoria aprendida. Este treinamento é realizado presencialmente na corporação dos bombeiros.
André Rauber acredita que a baixa procura neste primeiro semestre do ano tenha vínculo com a realização do curso online, que dificulta a integração dos participantes na corporação. Ele destaca a importância de preparar novos bombeiros comunitários. Atualmente o número supre a demanda, porém, Rauber acredita ser um número transitório, e por isso a necessidade da formação de novos candidatos.
André Rauber destaca as vantagens de um bombeiro comunitário, que complementa a função do bombeiro em escalas de serviços e adquire experiências de prevenção. Além disso, o bombeiro comunitário estará habilitado em atuar como brigadista em eventos comunitários, com possibilidade de enquadramento profissional.
Comentar pelo Facebook