29.04.2021 às 15:13h - Educação
O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) planeja retomar as aulas presenciais em maio. A estimativa é que 5% da comunidade acadêmica possa voltar às unidades a partir do dia 17. Em entrevista à NSC TV na manhã desta quinta-feira, 29, o reitor pro tempore, André Dala Possa, explicou que a instituição criou um modelo com cinco etapas para o retorno de 100% dos alunos. Na segunda-feira, 26, foi autorizado o início da primeira delas.
As aulas presenciais estão suspensas nos 22 campis do IFSC desde março de 2020 em razão da pandemia. Apenas algumas atividades dos cursos de Enfermagem e Cardiologia, em Florianópolis e Joinville, acontecem de forma presencial. Ao todo, 41.952 estudantes de Ensino Médio, graduação, pós e de cursos técnicos estudam na instituição federal.
O retorno das aulas em cada campus, explicou possa, será escalonado a partir das cinco fases estabelecidas. Na Fase 1, 5% dos estudantes voltam, na Fase 2, 30%, Fase 3, 50%, Fase 4, 80% e na última voltam 100% dos alunos e professores.
Neste momento, cada diretor de campus vai decidir se voltam ou não às atividades. Podem retornar, neste momento, alunos formandos de cursos superiores e de pós-graduação, e seus professores, para a realização de experimentos indispensáveis para a conclusão de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) ou cumprimento de prazos de projetos de pesquisa.
A volta dos estudantes é facultativa.
Alunos, professores e servidores que são do grupo de risco para a Covid-19 não devem voltar às atividades. No caso de terem sido vacinados, devem aguardar 28 após a aplicação da segunda dose para retornar aos campus.
Fonte: NSC Total
Comentar pelo Facebook