29.04.2020 às 15:48h - Prefeitura

Prefeitura de Iporã do Oeste terá atendimento em turno único a partir da próxima semana

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Prefeitura de Iporã do Oeste terá atendimento em turno único a partir da próxima semana

De acordo com o prefeito, Lucio Mallmann, a confirmação de casos de Covid-19 cada vez mais próximos obriga a adoção de medidas mais rigorosas de prevenção.

Ainda no último dia 24, o prefeito cita que foi decretado estado de calamidade pública em função da pandemia. Mallmann destaca que em outro decreto, também do dia 24 de abril, foram adotadas medidas administrativas para manter o equilíbrio das contas públicas para o enfrentamento ao coronavírus.

Ele esclarece que o estado anunciou que não há recursos para o pagamento integral do ICMS aos municípios, devido à queda da receita, e por isso, está sendo proposto a fornecedores da prefeitura a redução dos contratos.

O prefeito anuncia que a partir de 1º de maio, inicia o turno único nas repartições públicas, das 12h as 18h, com exceção da secretaria de Saúde e Assistência Social. O objetivo principal é reduzir gastos.

O prefeito de Iporã do Oeste afirma que até o momento a administração não tem cogitada a possibilidade de demissões de servidores, em função de haver poucos contratados em caráter temporário.

Lucio Mallmann diz que com a redução dos cargos comissionados a gestão deixou de gastar por ano em média R$ 2,5 milhões em folha de pagamento. De 51%, a folha reduziu para 43% neste terceiro ano do mandato.

O prefeito destaca que uma comissão de servidores, criada através do decreto, irá avaliar todas as despesas do município e apontar medidas para redução de gastos.

Ele afirma que o objetivo é reduzir ao menos R$ 3 milhões em gastos, valor que o município projeta perder até setembro sem o repasse do ICMS.

Mallmann lembra que devido à pandemia, aos municípios é permitida a flexibilização de algumas medidas, a exemplo de servidores concursados para um cargo que podem ser direcionados para outro setor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.