29.03.2020 às 10:17h - atualizado em 28.03.2020 às 10:53h - Saúde

Hemosc está recebendo doações somente por agendamento

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Hemosc está recebendo doações somente por agendamento

Conforme a coordenadora de captação de doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, Hemosc Regional de Chapecó, Eliana Ribicki, o horário de atendimento foi reduzido no período de quarentena, mas o centro mantém o recebimento de doações.

De segunda a sexta-feira o atendimento é somente com agendamento das 8h às 16h. Eliana lembra que o Hemosc está controlando o fluxo diário de doadores por tipagem de sangue. Ela pede que os doadores entrem em contato pelo telefone 3700 6410 para agendar a doação.

A coordenadora ressalta que a prioridade são as doações de sangue dos tipos O e A positivo e negativo e B negativo. O e B negativo representam no momento a maior prioridade de doações. Eliana reforça que informações de que o tipo A de sangue seria mais suscetível ao vírus é uma fake news, considerando que muitas pesquisas sobre o vírus ainda estão em andamento.

Doadores que estiveram em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, onde tem a transmissão comunitária do vírus, devem esperar 30 dias para fazer uma nova doação. A coordenadora de captação de doadores do Hemosc Regional de Chapecó lembra que estas pessoas também devem ficar em casa, em regime de quarentena.

Eliana Ribicki ressalta que como não é possível saber se a pessoa possui ou não o vírus os demais doadores que estão bem de saúde e não tenham sintomas podem entrar em contato com o Hemosc para agendar a doação.

Ela lembra que o transporte de doadores pelos municípios até o Hemosc está suspenso, conforme determina o decreto estadual.

Segundo a coordenadora, é necessário manter esta forma de doação por agendamento como medida de precaução para garantir os estoques de sangue. Ela reforça que portadores do vírus não podem doar, e por ainda não haver informações suficientes não se sabe se essa pessoa poderá ou não continuar sendo doadora após a pandemia.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.