29.01.2025 às 08:00h - Economia
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central define nesta quarta-feira, 29, a nova taxa básica de juros da economia brasileira. As expectativas do mercado financeiro apontam para uma elevação da Selic em 1 ponto percentual, passando dos atuais 12,25% para 13,25% ao ano. O resultado será divulgado pelo BC às 18h30. Caso seja confirmada, a alta será a quarta consecutiva desde setembro, voltando ao patamar de agosto de 2023.
O anúncio será feito na primeira “superquarta” de 2025. É assim que se chamam as quartas-feiras em que coincidem as reuniões que definem as taxas de juros tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil.
A primeira reunião do Copom no ano começou na terça-feira (28) e marcou a “estreia” de Gabriel Galípolo como presidente do BC. Ele foi indicado ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No fim de 2024, com a escalada do dólar e da inflação, o Banco Central intensificou o aumento da Selic para conter o consumo e o aumento de preços.
Na última reunião, no fim do ano passado, o BC não só elevou a taxa em 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, como também indicou que deveria repetir um reajuste do mesmo patamar no começo de 2025.
A Selic é o principal instrumento para controlar o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. No entanto, taxas maiores dificultam o crescimento econômico.
Fonte: R7
Comentar pelo Facebook