29.01.2020 às 08:48h - Segurança
Desde o ano passado, seis grupos já foram implantados, e na noite desta quarta-feira será realizada uma reunião com moradores dos bairros Ruschel e Vila Nova para a implantação do grupo também nestes locais.
Conforme o comandante da Polícia Militar de Iporã do Oeste, sargento Milton Wolf, desde o ano passado já foram criados os grupos da Rede de Vizinhos abrangendo o comércio, a região Centro Leste, bairro Breunig e bairro Novo Horizonte. Na última semana foi efetivado o grupo do bairro Bom Jardim e Centro Oeste, e nesta quarta-feira, 29, será formada uma nova rede, envolvendo os bairros Ruschel e Vila Nova.
Nos seis grupos já implantados, são cerca de 500 participantes.
Para integrar grupos já formados, o sargento explica que o interessado precisa apenas procurar a PM e preencher o termo de responsabilidade referente à adesão ao programa.
Em locais onde ainda não há Rede de Vizinhos os moradores devem se organizar em grupos e entrar em contato com a Polícia Militar.
O sargento Milton Wolf enfatiza que este ano a prioridade é também ampliar a Rede de Vizinhos para as comunidades do interior. Todas as residências ou estabelecimentos que integram a rede recebem uma placa simbolizando a participação no programa.
Além dos grupos da Rede de Vizinho, o comandante lembra que a PM também mantém grupos da rede bancária com gerentes dos bancos e a rede da segurança escolar.
Conheça mais sobre a Rede de Vizinhos:
O que é?
A Rede de Vizinhos da PMSC é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e polícia militar, reúne vizinhos para atuarem em cooperação e se associarem com o intento de fomentar parcerias e fortalecer as relações interpessoais e a cidadania ativa do bairro, bem como de melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e de aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a incolumidade física das pessoas e do patrimônio
NÃO É UM CANAL DE EMERGÊNCIA
A REDE serve como canal de comunicação e interação entre os moradores, e entre esses e a Polícia Militar, a fim de prevenir ou solucionar problemas de ordem pública. As situações de emergências devem ser direcionadas, primeiramente e com a maior celeridade possível, ao 190 das Centrais Regionais de Emergências da Polícia Militar.
Caso haja uma emergência, o contato prioritário com a Polícia Militar deve ser a ligação ao 190.
A REDE não substitui a chamada ao 190. Mas, os problemas de emergência devem ser comunicados na REDE o mais breve possível, para que os vizinhos fiquem em alerta e exerçam a vigilância ativa da comunidade, repassando informações úteis a Polícia Militar.
Como funciona?
Os cidadãos que vivem ou trabalham em uma mesma vizinhança se reúnem sob a orientação da Polícia Militar e, após receberem informações básicas sobre prevenção, organizam uma REDE da vizinhança.
É realizado o cadastro dos integrantes da REDE e o grupo passa a utilizar um aplicativo de mensagens para a troca de informações e organização das ações desenvolvidas a fim de tornar a área mais segura.
Por que funciona?
Com a Rede de Vizinhos resgatamos velhas práticas que garantiam uma dinâmica saudável entre as comunidades.
Com isso, os criminosos passam a ter dificuldade e medo de atuar nessas comunidades, pois percebem que as pessoas estão atentas.
Cada pessoa passa a se cuidar da residência e comércio vizinhos, criando uma rede de segurança e ampliando a segurança do local.
Foto(s): PM Iporã do Oeste
Comentar pelo Facebook