28.12.2021 às 15:01h - atualizado em 28.12.2021 às 15:57h - Estiagem
A forte onda de calor e a ausência de chuva significativa nos últimos dias tem deixado a situação cada vez mais delicada no interior do município de Belmonte. Além das perdas expressivas nas lavouras de milho, soja e feijão e nas pastagens para o gado leiteiro, a falta d’água se tornou uma das maiores preocupações.
O volume transportado já chega a 100 mil litros diários (60 mil para residências e 40 mil para animais) e pode aumentar se a comunidade não colaborar e evitar o desperdício.
Conforme dados das Secretarias de Agricultura e de Transportes e Obras, o município possui três veículos dedicados exclusivamente ao abastecimento de reservatórios: dois caminhões, com capacidades de cinco e dez mil litros, e um trator acoplado a um tanque de seis mil litros. Esses trabalham o dia todo no transporte de água para consumo humano e animal.
“Passamos por um momento delicado e que exige a colaboração de cada cidadão. Não podemos desperdiçar água, por isso, pedimos que o volume destinado ao consumo humano seja exclusivamente para isso”, alerta o prefeito Jair Giumbeli.
O pedido se dá pelo fato de que a água destinada às famílias representa mais custo à prefeitura e precisa ser extraída de fontes exclusivas, ao contrário da que é fornecida aos animais, que pode ser de açudes e rios, por exemplo.
Com as previsões nada animadoras, a saída é economizar e buscar a recuperação de fontes e mananciais da região.
Fonte: Ivan Ansolin/ASCOM
Foto(s): ASCOM
Comentar pelo Facebook