28.10.2025 às 10:47h - atualizado em 28.10.2025 às 10:51h - Animais
Em 2022, a Prefeitura de Itapiranga adotou medidas para erradicação de zoonoses no rebanho de gado leiteiro. O município criou um programa de combate a Brucelose e Tuberculose devido ao grande número de registro das doenças. A prefeitura disponibilizou recursos para propriedades rurais que estavam em saneamento. Segundo o Veterinário e Vereador de Itapiranga, Valdair Dahmer, o investimento deu resultado positivo, sendo que até o momento em 2025, não chega a cinco casos, mostrando um controle eficiente.
“Foi combinado que os recursos da devolução das sobras do orçamento da Câmara de Vereadores fossem usados para este programa” cita.
O veterinário aponta a necessidade de criar um novo programa para incentivar os produtores rurais para certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Valdair Dahmer lembra que Itapiranga já teve o status sanitário de município com maior número de propriedades certificadas em Santa Catarina.
A situação agrega valor na venda de novilhas e também na produção de leite. “Esse ano a gente perdeu esse status de primeiro lugar. O outro município teve mais incentivo do poder público” explica.
Para o Veterinário, os custos de exames inibem que produtores realizem investimentos em sanidade. De acordo com ele, o município tem condições de subsidiar o valor e precisa auxiliar os produtores rurais para retomar a certificação de propriedades. “O produtor tem vários gastos, várias demandas, quando o preço do leite aperta, precisa segurar os gastos e a sanidade é um desses gargalos, se houver incentivo público, vamos reconquistar esse status” conclui.
Comentar pelo Facebook