28.10.2022 às 17:22h - Meio Ambiente
Programa de soltura de espécies nativas de peixes prevê várias medidas do poder público e parcerias com entidades. Meta é ter novamente algumas espécies já extintas em diversos rios do município.
Conforme o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, Milton Hentges, o problema ocorreu principalmente pelo rigor das estiagens nos últimos anos e também pelas frequentes poluições que ocorrem e causam morte de peixes. Nas atividades desenvolvidas nesta quinta-feira, 27, foram soltos alevinos de Lambari e Jundiá, com quatro mil unidades de cada espécie.
Devido ao problema na reprodução dos alevinos, em virtude do frio, não foi possível adquirir Traíras e com isso a soltura está prevista para novembro com 800 alevinos. O Diretor de Meio Ambiente, Milton Hentges chama atenção que a meta é contemplar também riachos menores, que segundo relatos possuíam grande quantidade de peixes, que atualmente não existem mais.
Nesta quinta-feira, 27, o programa contemplou o Rio Fortaleza, na barragem que abastece a cidade, também rios nas comunidades de Vale Pio, Ervalzinho e Macuco. Conforme Milton Hentges, as atividades tiveram teve a presença de alunos com meta de conscientização, além de colocar os moradores no compromisso de ajudar da preservação. Ele avalia que a educação ambiental pode contribuir para que a natureza se recupere em vários aspectos favoráveis a população.
O Departamento do Meio Ambiente é ligado à Secretaria da Agricultura e tem foco específico na ampliação das ações. O Diretor, Milton Hentges, relata que a preocupação com a preservação da qualidade da água é fundamental em diversos aspectos. Cita que o ecossistema equilibrado permite desenvolvimento de peixes e água de qualidade para os animais e a população De acordo com Hentges, é preciso ações integradas do poder público, iniciativa privada e população para preservação e melhorias nas condições ambientais.
São João do Oeste amplia ações de preservação ambiental
São João do Oeste amplia ações de preservação ambiental
São João do Oeste amplia ações de preservação ambiental
São João do Oeste amplia ações de preservação ambiental
São João do Oeste amplia ações de preservação ambiental
Foto(s): Ascom
Comentar pelo Facebook