28.10.2021 às 16:41h - atualizado em 28.10.2021 às 20:29h - Agricultura

Itapiranga altera Programa de Melhoramento Genético

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Itapiranga altera Programa de Melhoramento Genético

Objetivo é atender produtores que buscam alternativas de sêmen. O aumento na produção de leite no município é expressivo nos últimos anos. E na contramão deste volume crescente, ocorre a redução no número de propriedades que atuam na atividade leiteira.

O Secretário da Agricultura de Itapiranga, Eusébio Tavares Filho, dá créditos para o Melhoramento Genético que ocorre há vários anos e passa por diversas administrações. Ele destaca que em 2010, a produção diária era de 100 mil litros, com 850 agricultores. Em 2020 o volume diário saltou para 200 mil litros e com queda para 600 produtores.

Em 10 anos ocorreu redução de 250 produtores e aumentou 100% o volume de leite por dia. Itapiranga possui plantel de 27 mil vacas acima de 12 meses, que são consideradas produtivas.

De acordo com o Secretário da Agricultura de Itapiranga, uma parcela dos produtores prefere investir em outras genéticas, fora do programa mantido pelo município. Eusébio Tavares Filho lembra que foi aprovado do legislativo e sancionado para o próximo ano um sistema híbrido que possibilita seguir no Programa de Melhoramento Genético, ou efetuar a compra direta e receber o mesmo valor que o município investe por dose no tradicional sistema.

De acordo com Tavares, o investimento atual é de 600 mil reais, valor que deve aumentar com maior procurar dos agricultores que compram diretamente o sêmen para o melhoramento genético.

Itapiranga já possui 160 produtores com botijão de nitrogênio e que realizam a inseminação de vacas. O percentual é de 25% dos produtores, porém responsável por 40% do volume de leite produzido.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.