28.09.2021 às 08:19h - Agricultura
A Associação das Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina – ASAA/SC – busca diminuição dos impostos para o setor, e a expectativa de ser atendida anima empresas frigoríficas do estado. Trinta empresários do ramo estiveram em Florianópolis junto a Associação para debater sobre o assunto.
Segundo o presidente da ASAA/SC, Wolmir de Souza, o objetivo foi solicitar a baixa na tributação, que hoje se encontra em 12%, para 7%. Em 2020, a Associação havia dialogado com o governo estadual, porém, não houve avanços. Para o presidente o alto imposto pago no estado incentiva os trabalhadores a abaterem os animais clandestinamente.
De Souza destacou que o governo estadual está avaliando a proposta do grupo empresarial, e que a expectativa de ser acatada é bastante grande. O presidente comentou ainda que o estado catarinense está com uma tributação quase dobrada frente a outros estados. Por isso, a solicitação é de no mínimo equiparar os impostos, incentivar o trabalho legal e aquecer a economia de Santa Catarina.
Ainda no encontro em Florianópolis, o presidente da - ASAA/SC –, Wolmir de Souza comentou que foram debatidos outros pontos, sendo o principal ponto abordado foi sobre o setor de suinocultura. Atualmente, em torno de cem mil suínos são levados para os estados do Paraná ou Rio Grande do Sul para serem abatidos e depois são trazidos de volta a Santa Catarina.
O presidente destacou que é necessário debater sobre a exigência de recolhimento mínimo de três por cento do faturamento para o ano, além de um acordo sobre os valores pelo abate e não pela projeção para o setor dos anos seguintes.
Ele disse que o governo estadual tem avaliado uma tributação única para solucionar o impasse, e isso tem sido bem visto pelos empresários. De Souza disse ainda que no próximo mês novas reuniões serão feitas para buscar firmar as perspectivas do momento.
Comentar pelo Facebook