28.08.2023 às 14:57h - Cultura
O CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste definiu a programação especial que será realizada entre os dias 19 e 22 de setembro no município. O objetivo é resgatar a cultura da Semana Farroupilha, que tem um marco importante na história do Brasil. O patrão, Claudir Steinhaus, explicou em entrevista para a Rádio Oeste que o diferencial deste ano já estará na abertura, no dia 19, com o acampamento farroupilha envolvendo empresas do comércio local.
Às 19h30 terá culto crioulo celebrado pelo pastor Celso Grams da Igreja Luterana e acendimento da chama crioula. Na sequência, às 20h30, será realizado o tradicional pastelaço, promovido pelo CTG. A programação seguirá no dia 20, data em que é celebrado o Dia do Gaúcho. Pela manhã, o professor de danças do CTG fará visita com as crianças das invernadas artísticas nas escolas para apresentar danças e tradições gaúchas.
Durante a noite, será servido jantar à base de costelão, seguido de show nativista com Cáudio Patias. Após o jantar, haverá baile do Dia do Gaúcho com o Grupo Escaramuça. O evento será aberto ao público e sem cobrança de ingressos. Já no dia 21 de setembro, será realizada a tertúlia livre e mateada. Gaiteiros, violeiros e a comunidade em geral estão convidados para participar do momento.
O patrão do CTG Herança Pampiana de Iporã do Oeste salientou que a programação da Semana Farroupilha será encerrada no dia 22 de setembro com apresentações de danças das invernadas artísticas do CTG, bem como dos grupos de gaita e violão das oficinas de música do INDACI.
Foto(s): Marcos Herbert/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook