cresol mobile

28.08.2020 às 09:27h - atualizado em 28.08.2020 às 10:48h - Voluntariado

Dia do Voluntário: Uma vida dedicada a cuidar dos animais

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Dia do Voluntário: Uma vida dedicada a cuidar dos animais

Continua depois da publicidade

O Dia Nacional do Voluntário é comemorado neste dia 28 de agosto.

Conforme a voluntária e integrante da Associação Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste, ASANIO, Rosane Muller, o trabalho de resgate, acolhimento e cuidado de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos iniciou há mais de 15 anos. Ela comenta que a maior dificuldade na época era a divulgação dos casos e dos animais para adoção, já que não havia redes sociais. Rosane cita que posteriormente foi criada a ONG, e mais pessoas passaram a auxiliar neste trabalho. Ela lembra que o trabalho voluntário com os animais é somente com aqueles de rua que estão sem lar, e não de cães e gatos que tem dono. A voluntária reforça essa questão porque já houve casos em que animais foram largados no pátio de sua casa porque os responsáveis alegavam não querer mais o cão.

Para que o trabalho voluntário tenha resultado positivo, Rosane Muller cita a importância da parceria com outras entidades e profissionais, bem como, a contribuição da população.

Ela enfatiza que uma destas parcerias é na castração de cães e gatos, evitando a superpopulação, e consequentemente o abandono dos animais.

A voluntária comenta que após o resgate e cuidado dos animais acolhidos pela ONG, a adoção é feita com a garantia da castração.

Entre as dificuldades deste trabalho, Rosane afirma que tudo gera custos, com medicamentos, materiais necessários para os animais e alimentação, considerando que no momento, devido à pandemia, a promoção de campanhas para arrecadar recursos não está ocorrendo. Dessa forma, Rosane lembra que qualquer pessoa pode contribuir, seja financeiramente com a ONG, se tornando um voluntário, ou cuidando bem dos seus animais, evitando que sejam vítimas de abandono ou maus-tratos.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.