28.07.2025 às 14:06h - atualizado em 29.07.2025 às 07:22h - Geral
Nesta segunda-feira, 28, acontece no Centro de Eventos do Município de Campo Erê a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento é promovido pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, e reúne representantes do poder público e da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas ao envelhecimento.
O palestrante convidado desta edição é Paulo Medeiros, que trouxe reflexões sobre o tema central da conferência: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade de Direitos e Participação”.
Segundo Paulo, as conferências são espaços democráticos fundamentais, realizados geralmente a cada quatro ou cinco anos, para que a população idosa e os gestores públicos possam avaliar e propor melhorias nas políticas públicas:
Destaca que nem todas as pessoas envelhecem da mesma forma. O envelhecimento é profundamente influenciado pelo contexto social, econômico e cultural de cada pessoa e por isso, segundo ele, é essencial levar em consideração a diversidade dentro da população idosa.
Durante a tarde, os participantes serão divididos em cinco grupos temáticos, onde irão discutir propostas em diferentes eixos. As deliberações aprovadas na etapa municipal serão encaminhadas à conferência estadual e, posteriormente, à nacional, onde serão definidas as prioridades para implementação em todo o país.
Além das discussões, será realizado o lançamento do projeto “Atenção Domiciliar para Cuidar”, com financiamento do Banco Santander. A iniciativa visa oferecer suporte direto à população idosa e será desenvolvida nos próximos anos como uma política complementar de cuidado e proteção.
Dentro do projeto, o qual Campo Erê foi o único do estado contemplado em Santa Catarina, o município já recebeu um veículo que é utilizado pela equipe multidisciplinar que atende idosos acamados e domiciliados.
Foto(s): Caroline Souza / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook