28.07.2020 às 15:50h - Saúde
A data de 28 de julho marca o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. E o trabalho para minimizer o risco de adoecimento da população tem sido feito pelas equipes da Secretaria de Saúde, por meio de orientações, testagens e vacinação.
De acordo com a enfermeira Juliana Pinheiro, do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, as hepatites ainda são um problema de saúde pública, prevalecendo a Hepatite B na região.
Juliana informa que no Departamento são realizadas diariamente testagens rápidas para as hepatites, não necessitando de pedido médico, jejum ou agendamento. A testagem é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h e 30min às 10h, e das 13h às 16h. É necessário apenas um documento com foto e o resultado do exame sai em 20 minutos.
Os vírus das hepatites B e C podem evoluir para doença crônica, causando graves problemas no fígado, como cirrose e câncer. O tipo C, é o maior causador de óbitos por hepatites no país e o tipo B também pode evoluir para formas graves da doença.
Ações de prevenção:
A transmissão ocorre:
“Previna-se, faça o teste. Leve sua caderneta de vacinação para ser analisada, tenha certeza que está protegido contra a Hepatite B.”
Fonte: ASCOM
Comentar pelo Facebook