cresol mobile

28.07.2020 às 15:25h - Economia

Com pandemia, Brasil fecha 1,2 milhão de empregos formais

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Com pandemia, Brasil fecha 1,2 milhão de empregos formais
Foto: Marcos de Lima / Arquivo Portal Peperi

Continua depois da publicidade

A economia brasileira fechou 1,19 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020, informou nesta terça-feira, 28, o Ministério da Economia. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, esse é o pior resultado para o primeiro semestre desde 1992, início da série histórica do Caged. "E é natural que isso aconteça também. É a maior crise da história do país, com os respectivos impactos em termos de mercado de trabalho”, disse.

O saldo é a diferença entre as contratações e a demissões. No semestre foram registrados 7,9 milhões de desligamentos e 6,7 milhões de novas admissões.

No mesmo período de 2019, o saldo havia sido positivo. Na época, foram criadas 408 mil vagas, o melhor resultado desde 2014.

Considerando exclusivamente o mês de junho, foram fechadas 10,9 mil vagas de emprego formal. Em maio, haviam sido 350 mil. Em abril, pior mês do ano até aqui, foram fechadas 918 mil vagas.

O mercado de trabalho, assim como toda a economia, sofreu diretamente o impacto da pandemia do novo coronavírus. O alto risco de contágio em locais cheios ou fechados, assim como as medidas de isolamento social, tomadas de acordo com orientações de autoridades de saúde, diminuíram a circulação de pessoas e o consumo de diversos bens e serviços. Em grande parte dos estados, as medidas foram flexibilizadas nas últimas semanas.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.