28.06.2023 às 09:17h - Economia
Santa Catarina é o quinto estado que mais gera energia solar no país. O Estado subiu duas posições nos dois últimos anos e chegou a uma potência instalada de 1397,8 megawatts. O crescimento é atribuído a razões como o crescimento de cooperativas que atuam na geração da energia renovável.
Os dados atualizados foram divulgados este mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Absolar. Os números se referem à geração distribuída, energia gerada no local de consumo ou em áreas próximas. Os quatro estados à frente de Santa Catarina na geração de energia solar são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.
No entanto, um fator é citado como determinante para esse desempenho: o surgimento de cooperativas com foco na geração de energia solar em SC. O modelo consiste na instalação de placas fotovoltaicas em propriedades rurais, que garantem quantidades maiores de geração de energia do que apenas as instalações nos telhados de residências.
O formato de cooperativas tem variações, mas em geral permite que o próprio dono das terras ou investidores locais aportem recursos para se tornarem sócios dos parques de geração de energia solar. A venda da energia gerada é feita na própria região. O Oeste de SC tem sido a região com maior presença desses empreendimentos.
Fonte: NSC
Comentar pelo Facebook