28.06.2023 às 10:55h - atualizado em 28.06.2023 às 12:23h - Saúde
A baixa procura pela vacina contra a gripe persiste em São Miguel do Oeste e por isso a secretaria de Saúde tomou algumas medidas visando aumentar o índice no município.
A afirmação é do secretário da pasta, Alfredo Spier, que foi entrevistado nesta semana e lamentou a situação atual, haja visto que a vacina é fundamental para salvar vidas e evitar casos graves das mais diversas doenças.
Para ele, é de extrema importância a cobertura vacinal, independente da idade.
Ele lembrou que na última semana participou de uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde, Federação Catarinense dos Municípios e demais entidades, onde foram apresentados os dados da vacinação em São Miguel do Oeste e até o último final de semana, quase 60% dos grupos prioritários haviam sido imunizados, sendo que a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.
Segundo Spier, ao todo, foram vacinados 58,48%, sendo preciso de forma urgente promover ações para aumentar esse índice.
O secretário explicou que por conta disso, a secretaria de Saúde fechou parceria com o setor de Educação, com o objetivo de promover vacinações nas unidades escolares sendo que a ação visa aumentar a cobertura vacinal entre as crianças e os trabalhadores da Educação, haja visto que a ideia é que os alunos levem bilhetes para suas casas solicitando autorização dos pais para que a vacina seja aplicada a partir dessa semana, onde mediante autorização, a imunização será feita nos menores de idade.
Ele também citou dados dos grupos prioritários, onde o maior índice de vacinação está entre os idosos com 69%, seguido pelas gestantes com 49% e as crianças com apenas 33%.
Alfredo Spier garantiu que o município tem vacinas e apesar da campanha nacional se encerrar nesta semana, a expectativa é que seja novamente prorrogada visto os baixos índices em todo o Brasil.
Ele comentou que a preocupação do setor é intensa visto a chegada do inverno e as complicações que podem ser ocasionadas visto as baixas temperaturas e aproveitou para reforçar que a vacina impede que as situações se agravem nesse período.
O secretário pontuou ainda que com base nos atendimentos realizados nas últimas semanas nas unidades de Saúde de São Miguel do Oeste é possível afirmar que a grande maioria é relacionado a gripe e tosse e isso tem relação com a baixa cobertura vacinal no município.
O secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, Alfredo Spier, esclareceu ainda que a vacinação contra a gripe está ocorrendo na sala de vacinas do posto de Saúde central de segunda a sexta entre 7h às 19h sem fechar ao meio-dia e aos sábados das 7h ao meio-dia.
Ele também destacou que a partir do mês que vem a sala de vacinas do bairro Agostini vai estar em funcionamento todas as manhãs durante a semana. Já a tarde, os atendimentos serão nos demais bairros, sendo que nas segundas-feiras haverá aplicação das vacinas no posto de Saúde do São Gotardo e nas terças-feiras no Santa Rita.
Já nas quartas-feiras será a vez do bairro São Luiz e nas quintas-feiras no bairro Salete, encerrando nas sextas-feiras no Jardim Peperi, sempre no período da tarde.
O secretário de Saúde de São Miguel do Oeste, Alfredo Spier, também orientou sobre os documentos necessários na hora da vacinação, sendo a carteirinha de vacinação, cartão do SUS, RG e CPF.
Comentar pelo Facebook