28.06.2023 às 15:05h - atualizado em 29.06.2023 às 08:01h - Agricultura

Tempo atípico pode antecipar colheita de pêssego neste ano na região

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Tempo atípico pode antecipar colheita de pêssego neste ano na região
Pessegueiros apresentam floração precoce | Foto: Zolmir Frizzo/Epagri

A região vive uma situação adversa neste ano, com atraso no período popularmente conhecido como “veranico de maio”. Conforme o Extensionista Rural da Epagri de Descanso, Zolmir Frizzo, apesar de o inverno ter começado no dia 21 de junho, ainda predominam os dias com maior presença de sol e calor.

O quadro não é salutar para a fruticultura, já que muitas variedades anteciparam consideravelmente a floração, gerando preocupação com possíveis geadas tardias nas próximas semanas. Frizzo observa que os fruticultores tiveram que antecipar a poda e o manejo dos pomares, principalmente de pêssego, com possibilidade de colheita já no mês de setembro.

Ele chama atenção que o principal fator que pode trazer prejuízos é a formação de geada nos próximos 15 dias, o que impactaria na formação precoce das frutas. Frizzo salienta que a Epagri já está trabalhando na elaboração de projetos para que os fruticultores tenham acesso ao seguro Proagro, caso ocorra alguma intempérie que impacte a safra deste ano.

O extensionista observa que a região possui situação atípica, com microclima diferente de uma propriedade para a outra, o que demanda ações específicas em cada pomar. Conforme Zolmir Frizzo, a incidência de neblina em alguns locais é desfavorável, pois torna necessária a aplicação de produtos químicos para evitar e combater doenças fúngicas e bacteriosas.

Foto(s): Zolmir Frizzo/Epagri

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.