cresol mobile

28.06.2020 às 22:22h - Educação

Professoras desenvolvem trabalho sobre gêneros jornalísticos

Márcia Macoski

Por: Márcia Macoski Campo Erê - SC

Professoras desenvolvem trabalho sobre gêneros jornalísticos

Continua depois da publicidade

Atividade está sendo desenvolvida por educadoras do Centro Educacional Municipal, Irma Roberto Florêncio de Campo Erê. O trabalho trouxe as professoras, Larissa Riboli, Rejane Rambo e Elizani Zanini, até a Rádio Atalaia. O objetivo dessa ação, segundo as profissionais, é levar conhecimento para os alunos dos quartos anos.

Notícia, entrevista e anúncio, são os gêneros jornalísticos escolhidos para serem abordados e explicados aos alunos. Elas observam, que durante a pandemia do coronavírus, fica mais difícil levar o conhecimento aos alunos, devido ao distanciamento social. Por isso, optaram por ensina-los nesse período através de vídeos. Outro motivo para a escolha desse modo de transmissão do conteúdo, foi para aumentar o interesse dos alunos, pois é necessária criatividade para transmitir o conhecimento. Segundo as professoras, a instrução é dividida em três partes:

Primeiro foi o ensino teórico em relação aos gêneros jornalísticos. Depois, de uma forma prática foi trabalhado análise e interpretação do conhecimento repassado, e num terceiro momento, enviados vídeos para os alunos, sobre os quais eles fizeram produções textuais, verbais e escritas.

Para as educadoras, o assunto no momento é o rádio. Por isso, no trabalho abordam os três gêneros jornalísticos, a notícia, entrevista e anúncio. Conforme ela, isso faz parte da vida dos estudantes, mesmo sem eles ter conhecimento. Comenta que fora da pandemia trariam os alunos pessoalmente conhecer as instalações da Rádio Atalaia. Porém, devido ao distanciamento social exigido, levam as informações e mostram o funcionamento da emissora através de vídeos, que aproximam virtualmente os alunos e o jornalismo.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.