28.05.2025 às 11:05h - atualizado em 28.05.2025 às 17:42h - Educação
SESI-SENAI possui parceria com empresas da região para ensino fundamental e médio. A JBS foi uma das primeiras agroindústrias da região a ter parceria com o Sesi-Senai para aulas do EJA. Qualquer trabalhador de indústria tem direito a participar do projeto. 30% das vagas são destinadas a comunidade para pessoas sem qualquer vínculo com a empresa. Conforme o Supervisor de Educação Regional do Sesi-Senai, Alexsander De Lima, a meta é qualificar o trabalhador.
Ele destaca que Itapiranga tem uma situação diferente, que é o público estrangeiro. Eles enfrentam dificuldade em validar as formações que fizeram no país de origem e o curso do SESI facilita para realizarem um novo curso no Brasil. Segundo De Lima, os alunos concluem a etapa no máximo em 13 meses.
Projeto do SESI oferece dupla certificação em curto período. Além da matriz básica o a EJA tem a qualificadora que permite curso profissionalizante. Conforme o Supervisor de Educação Regional do Sesi-Senai, Alexsander De Lima, em Itapiranga e Mondaí existem projetos consolidados.
Em Itapiranga o ensino médio oferece o curso de Assistente de controle de qualidade, já o ensino fundamental possibilita a qualificação de Controlador e programador de produção. De Lima reforça que a Nova EJA possibilita cursar o Ensino Fundamental anos finais e o Ensino Médio em curto período. O Supervisor de Educação Regional do Sesi-Senai destaca que são duas turmas, totalizando 70 vagas.
Os programas são gratuitos e visam proporcionar a conclusão da Educação Básica para aqueles que não tiveram a oportunidade na idade certa. A Nova EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI, oferece certificação profissional em um dos cursos oferecidos no programa.
De acordo com o Supervisor de Educação Regional do Sesi-Senai, Alexsander De Lima, no total, são oito opções: Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de controle e qualidade, Costureiro sob medida, Desenhista de moda, Inspetor de Qualidade e Operador de computador. Segundo De Lima, em ambos os programas, 80% das aulas serão ministradas a distância e 20% em encontros presenciais. O objetivo é contemplar o maior número possível de trabalhadores da indústria.
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