28.05.2024 às 10:19h - atualizado em 28.05.2024 às 10:26h - Geral
Desde o início mês várias entidades do município de Iporã do Oeste estão engajadas na Campanha do "Maio Laranja", que trabalha o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nas Escolas já foram desenvolvidas palestras de conscientização e orientações para crianças e adolescentes e o público em geral.
Além disso em parceria com a ACIIO/CDL, foram colocadas flores no tom laranja nas vitrines das lojas, simbolizando e chamando a atenção do público sobre a importância do engajamento da comunidade na campanha.
Conforme a Conselheira Tutelar Adriane Reis, a comunidade não tem plena consciência do grau do problema da exploração sexual contra crianças e adolescentes em municípios de nossa região.
Segundo ela, somente em 2023 foram registrados 14 casos de abuso sexual em Iporã do Oeste.
A Conselheira tutelar chama a atenção aos números alarmantes a nível de país que registrou através do Disk 100, um total de 17 mil violações sexuais somente no período de janeiro e fevereiro de 2024.
De acordo com Adriane Reis, os dois principais cenários do abuso e exploração de crianças e adolescentes são os ambientes doméstico e o virtual.
No caso do ambiente doméstico, muitas vezes parentes próximos que além do abuso, exercem pressão psicológica sobre as vítimas, aumentando ainda mais o trauma das mesmas.
O abuso no ambiente virtual, conforme a Conselheira Adriane Reis, ocorre na medida em que cada vez mais cedo as crianças usam as redes sociais e ferramentas que facilitam a ação dos criminosos.
Adriane Reis orienta os pais ou responsáveis, para que fiquem atentos à essas situações para evitar que o número de vítimas continue crescendo região.
Comentar pelo Facebook