28.05.2021 às 12:01h - atualizado em 28.05.2021 às 15:37h - Saúde
Variante brasileira da Covid-19, denominada de P1 foi identificada em Princesa. Trata-se da primeira variante confirmada no município. A divulgação ocorreu no site oficial do município.
Conforme o secretário da Saúde de Princesa, Marcos Vivian, a primeira variante constatada foi diagnosticada através de um laboratório, o qual diagnosticou e confirmou a variante brasileira P1. O resultado da análise chegou ao município nesta semana.
O secretário comentou que a variante é considerada pela Organização Mundial da Saúde, como uma variante de preocupação por ser mais transmissível. Estudos apontam que ela foi um dos principais fatores para a segunda onda de Covid-19 no Brasil.
Vivian destacou que a secretaria buscou contratar esta avaliação detalhada, diante do aumento expressivo nos casos de Covid-19 em Princesa nas últimas semanas. A coleta do material aconteceu no dia 19 de Maio, porém, a Saúde se antecipou a este resultado apontado pelo laboratório, e aplicou medidas mais restritivas nas últimas semanas.
O secretário da Saúde de Princesa, Marcos Vivian, disse que foram feitas mudanças nos protocolos de atendimentos da UBS, que passaram a isolar por 14 dias todos os membros das famílias positivados. Também teve início a aplicação de multas aos cidadãos que não obedecessem às restrições anunciadas por Lei Municipal, entre outras medidas internas.
Nesta semana, Princesa registrou uma queda no número de pessoas positivadas pela doença, porém apresenta 94 casos ativos da doença, número considerado elevado para o município.
Comentar pelo Facebook