28.04.2022 às 14:58h - Acidente

Acidentes de trabalho em Santa Catarina aumentam 35% em 2021

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Acidentes de trabalho em Santa Catarina aumentam 35% em 2021
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

As notificações de acidentes de trabalho em Santa Catarina subiram 35% em 2021 em comparação ao ano anterior. No total, foram 38,6 mil registros no ano passado. Foi a segunda maior alta no número de notificações no país, com Santa Catarina atrás apenas de Roraima (+53%).

Esta quinta-feira, 28, marca o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Os dados atualizados fazem parte do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido e mantido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho).

Nos últimos dez anos (2012-2021), 2.862 mil mortes no mercado de trabalho formal foram registradas em Santa Catarina. No mesmo período, no Brasil, o número foi de 22.954.

Apenas em 2021, foram comunicados 166 óbitos associados ao trabalho em Santa Catarina, com aumento de 59,6% em relação a 2020, segundo dados atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho.

Santa Catarina é o quinto Estado com o maior número de acidentes de trabalho do país. Os municípios com mais notificações são: Joinville (12%), Florianópolis (6%), Chapecó (6%), Blumenau (5%), Itajaí e Criciúma (4%).

Entre os municípios brasileiros com mais de 100 acidentes notificados, Brusque registrou alta de 122% nas notificações entre 2020 e 2021.

O Observatório traz também números atualizados quanto a estimativas, por aproximação, da subnotificação de acidentes. Em 2021, não houve comunicação prévia de 7,5 mil acidentes em Santa Catarina, o que representa 19,5% subnotificações.

“Sem dados sobre a totalidade das ocorrências, enfrenta-se desafio ainda maior para elaborar políticas públicas de prevenção de acidentes e garantir os direitos dos trabalhadores”, afirma a coordenadora nacional da CODEMAT/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT), Márcia Kamei.

Audiência Pública debate acidentes de trabalho em SC

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina realizou nesta quarta-feira (27), uma Audiência Pública por videoconferência para discutir estratégias e garantir um ambiente de trabalho seguro nos mais diversos segmentos profissionais.

A audiência reuniu representantes de SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) das maiores empresas do Estado, federações, de entidades da sociedade civil, de órgãos governamentais e não governamentais.

O evento acontece dentro da programação do movimento Abril Verde do MPT, voltado à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

A Campanha deste ano traz como tema “Todo acidente de trabalho deve ser notificado. O trabalhador não é invisível”, com o objetivo de alertar para os altos índices de subnotificação de acidentes de trabalho e agravos à saúde.

Fonte: ND+

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.