28.02.2025 às 09:51h - atualizado em 28.02.2025 às 10:09h - Geral

Monitoramento da Cidasc aprova trabalho de recolha de carcaças da empresa Compoeste

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Monitoramento da Cidasc aprova trabalho de recolha de carcaças da empresa Compoeste

Uma equipe de técnicos da Cidasc acompanhou durante a última semana, o trabalho de recolha de carcaças bovinas da empresa Compoeste.

Conforme o médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina Lucas André Kuiava, a empresa está cumprindo as exigências.

Durante a fiscalização, Lucas destaca que observou caminhões devidamente identificados e estruturados, seguindo rigorosamente todos os protocolos, como o documento que é fornecido pelo produtor, e que informa o número do brinco do animal e a possível causa da morte.

Lucas Kuiava destaca a importância do trabalho da empresa Compoeste em resolver um problema antigo, ou seja, a recolha adequada de carcaças, principalmente bovinas. Lucas Kuiava tranquiliza os produtores quanto a sanidade nesse processo que evita a contaminação de outros rebanhos.

Quanto a forma ideal do produtor proceder na ocorrência de morte de um animal em sua propriedade, a recomendação de acordo com o médico veterinário da Cidasc é de que o agricultor deixe o animal morto em um local distante dos demais, coberto com uma lona para evitar o contato de outros animais, como cães, e que a empresa seja acionada o quanto antes para evitar o processo de decomposição.

O médico veterinário informa que o papel da Cidasc é de fiscalizar com o objetivo de manter o status de livre de doenças como a aftosa e a tuberculose, essenciais para a preservação do mercado agropecuário.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.